Ajuda para o Sistema RAS
Dúvidas no Cadastro

Dúvidas no Acesso Discado

Dúvidas no Acesso ADSL

Dúvidas no Acesso VPN


Dúvidas no Cadastro

»» Porque é necessário efetuar o cadastro?
   Para possibilitar a verificação se o usuário está vinculado a UFSC e disponibilizar os serviços da rede UFSC como o RAS.

»» Quem pode ter acesso aos serviços?
   Alunos de graduação, alunos da pós-graduação, servidores técnico-administrativos, docentes e inativos da UFSC.

»» Como funciona a verificação de meu vínculo?
   De acordo com a categoria do usuário:
   ›› Aluno da graduação: número de matrícula e senha utilizada para efetuar matrícula em cada semestre.
   ›› Aluno da pós-graduação: número de matrícula CAPG junto com a PRPG e seu CPF
   ›› Funcionário / Professor: número de matrícula SIAPE (presente no contra cheque) e o seu CPF.

»» Preciso estar na UFSC  para me cadastrar?
   Para garantir o vínculo no cadastro é necessário que alguém da verificação do vínculo com seus campos necessários  que o cadastro parta de uma maquina da rede UFSC. Algumas sugestões de locais para fazer o seu cadastro:
    ›› Laboratórios: Um dos laboratórios da UFSC com Internet que você tenha acesso.
    ›› NPD: Estão disponíveis no NPD (Núcleo de Processamento de Dados) no setor de atendimento ao usuário, terminais para fazer seu cadastro, de segunda a sexta ,das 07:00 às 19:00.

»» Preciso me cadastrar mais não tenho e-mail na UFSC!

   Existem diversas formas de você criar o seu e-mail na UFSC, dependendo de seu departamento cada pessoa vinculada a este tem ou pode ter um e-mail com o domínio. Caso seu departamento não disponibilize seu e-mail:
   ›› @grad.ufsc.br: Alunos da graduação podem criar sua conta de e-mail acessando o site webmail.grad.ufsc.br informando sua matrícula e senha do CAGR.

»» Fiz o meu cadastro, mas qual é a minha senha?

   após efetuar o cadastro será enviada, para o endereço e correio eletrônico indicado no cadastro, uma senha temporária (que poderá ser trocada posteriormente), que possibilitarão acesso aos serviços.

»» Não recebi a minha senha após meu cadastro!
   após o cadastramento a mensagem será enviada ao seu e-mail isso poderá levar em torno de 15 minutos. Mas se depois desse tempo ainda não recebeu preencha o formulário de recuperação de nome de usuário e senha, onde voçe terá que informar os dados de seu vínculo para receber uma nova senha no e-mail de cadastro.

»» Como troco a minha senha?
   Faça seu login informando seu nome de usuário e senha atual, depois selecionando a opção "Alterar Dados Pessoais" no menu você poderá alterar sua senha atual e depois confirme a alteração de senha.

»» Como troco o endereço de e-mail que foi cadastrado?
   Faça seu login informando nome de usuário e senha, em seguida selecione a opção "Alterar Dados Pessoais" onde poderá alterar seu e-mail. Mas atenção: na mudança do e-mail, uma nova senha será gerada e enviada para o e-mail informado.

»» Como eu habilito um serviço de acesso?
   Existem duas maneiras de habilitar o serviço:

›› Primeira no momento do cadastramento, onde será selecionado os serviços de interesse. 
›› Segunda se já for cadastrado, fazer o login e selecionar a opção "Configurar Acesso" especificando as opções desejadas.

Dúvidas no Acesso Discado

»» COMO POSSO ME CONECTAR À UM SERVIDOR DE INTERNET GRATUITO?

Para você se conectar à um servidor gratuito (EX. IG), basta seguir os mesmos passos que o levou a conectar no 'Acesso Discado' da UFSC.

Exemplo: No caso do IG, o "Número de Discagem" da sua região poderá ser encontrado no seguinte LINK.

»» O que preciso para utilizar o acesso discado?
   Ter no computador um modem, uma linha telefônica e o serviço de acesso discado.

»» Quais são as configurações necessárias para ter acesso discado?
   O mínimo recomendado para um PC 486 DX , 100 Mhz com 16 MB de memória RAM e um modem de 14.400 kbps.

»» Como configuro meu modem para fazer conexões?
   Sistema operacional (como o Windows) reconhecendo seu modem. Para verificar a configuração no Windows, selecione no "Painel de Controle" o item "Modem". Em seguida configurar os protocolos, verificar se no item "Rede" do "Painel de Controle", existem esses três componentes abaixo:
  -- Cliente para rede Microsoft
  -- Adaptador para rede dial-up
  -- TCP/IP
  

Tela do Windows 9X

»» Meu item Rede não possui os componentes listados acima!
   Vocç terá que configurar manualmente seu modem, para isso utilize nosso guia para instalação do componentes de rede.

»» Quais são os telefones de acesso?
   Faça seu login no RAS UFSC usando os dados se seu cadastro e junto com seus dados de cadastro irá parecer o número do telefone que deverá ser usado para fazer conexão. Lembre-se que seu serviço de acesso discado deverá estar ativado.

»» Como faço para fazer uma ligação?
   Com o seu telefone de seu acesso siga nosso guia ilustrado.


Dúvidas no Acesso ADSL

»» Como funciona o acesso ADSL?
   Para conexão dos serviços ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) da Brasil Telecom que consiste na aquisição de um modem ADSL, assinatura do serviço ADSL da Brasil Telecom e a assinatura de um provedor. Para pessoas usuários vinculados a UFSC a assinatura de um provedor, que geralmente cobra por esse serviço, será feita pela própria UFSC sem custo de mensalidades para esse tipo de serviço.

»» Posso utilizar o serviço VPN no serviço ADSL?
   Por favor consulte a seção VPN.

»» Quem pode utilizar o serviço ADSL?
   Estamos no momento apenas autenticando o serviço de ADSL da Brasil Telecom para as cidades de Santa Catarina no serviço doméstico de autenticação e para qualquer velocidade do planos escolhidos (300 Kbps, 600 Kbps ou 1 Mbps). Para saber se sua cidade possui este serviço em sua rua, consulte a página da mesma.

»» Quais são os passos para se obter o acesso ADSL usando a UFSC?
   Para os usuários que ainda não possuem o serviço ADSL:

›› Cadastro em nosso sistema - Faça seu cadastro colocando o serviço ADSL. Caso já tenha seu cadastro, habilite o serviço ADSL.
››Pedido do serviço ADSL - Ligue 0800 - 41 1100 ou preencha o formulário on-line na página da Brasil Telecom. No seu cadastro informe que sua provedora será UFSC (código SAC-SC 0300). Para preços e promoções consulte a página da Brasil Telecom.
››Aquisição do Modem ADSL - Para você poder utilizar o acesso ADSL, é necessário que você adquira um Modem ADSL. Você poderá adquirir esse modem nas seguintes empresas credenciadas pela Brasil Telecom em Florianópolis:
   - COMDADOS (48) 334-8424
   - HVA Informática (48) 248-5757
   - Ilhaservice (48) 247-7167
   - PSA INFORMÁTICA (48) 228-0303
   - PULSO BRASIL (48) 333-2313

››Configuração do Modem - após a confirmação do cadastro do serviço ADSL junto a Brasil Telecom, junto com o manual de seu Modem você terá um guia de como configurá-lo. Das configurações da UFSC você terá que informar os seguintes dados conforme seu cadastro no nosso sistema:
    Nome de Usuário: SEU_NOME_DE_USU&Acute;RIO@ras.ufsc.br
    Senha: (a mesma do cadastro)
    Você ainda pode optar em abrir um chamado técnico com a Brasil Telecom através do telefone 0800 41 1100, onde um de seus técnicos irá fazer a instalação do Modem sendo cobrado uma taxa de R$ 44,00 cobrados na próxima fatura telefônica.

   Para os usuários que já possuem o serviço ADSL:

››Cadastro em nosso sistema - Faça seu cadastro colocando o serviço ADSL. Caso já tenha seu cadastro, habilite o serviço ADSL.
››Pedido de alteração no serviço ADSL - Ligue 0800 - 41 1100 para fazer a alteração no seu provedor atual..
››Configuração do Modem - Junto com o manual de seu Modem você terá um guia de como configurá-lo. Das configurações da UFSC você terá que informar os seguintes dados conforme seu cadastro no nosso sistema:
    Nome de Usuário: SEU_NOME_DE_USUÁRIO@ras.ufsc.br
    Senha: (a mesma do cadastro)
    Você ainda pode optar em abrir um chamado técnico com a Brasil Telecom através do telefone 0800 41 1100, onde um de seus técnicos irá fazer a configuração do Modem sendo cobrado uma taxa de R$ 44,00, cobrados na próxima fatura telefônica.

»» Que velocidade irei atingir com a ADSL usando a UFSC ?
   A velocidade irá depender do plano escolhido no cadastro ADSL da Brasil Telecom, lembrando que o usuário doméstico poderá ser autenticado usando qualquer plano de velocidade ba Brasil Telecom.

»» Estou encontrando problemas na conexão ADSL com a UFSC, qual é o problema?
   Nosso serviço ADSL com a Brasil Telecom se restringe a autenticação dos usuários, isto é, permitir ou bloquear usuários que desejam usar a UFSC como provedora ADSL. Assim sendo, uma vez autenticado possíveis problemas relacionados ao acesso são de total responsabilidade da Brasil Telecom. Problemas como instabilidade de conexão, lentidão no acesso, entre outros, devem então ser dirigidos ao suporte da operadora pelo telefone: 0800 41 1100.

»» Para fazer meu login no ADSL eu uso um e-mail "@ras.ufsc.br", como faço para acessá-lo?
   Na verdade o seu nome de usuário seguido de "@ras.ufsc.br" indica para a Brasil Telecom que seu cadastro se refere a entidade de autenticação "ras.ufsc.br", e não representa um e-mail real.


Dúvidas no Acesso VPN

»» O que é VPN?
   VPN significa Virtual Private Network (Rede Privativa Virtual) e surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. No momento nosso serviço VPN está operando em Modo Túnel Não Criptografado, ou seja, tanto os dados quanto o cabeçalho são empacotados e transmitidos segundo um novo endereçamento IP, em um túnel estabelecido entre o ponto de origem e destino. No entanto, cabeçalho e dados são mantidos tal como gerados na origem, não garantindo a privacidade.
Funcionamento do serviço VPN

»» Qual é o uso da VPN?
   No Modo Túnel Não Criptografado todos os dados referentes a conexão serão transferidos por apenas uma porta, com isso serviços que estão sendo bloqueados por algum filtro, poderão ser utilizados. Outra utilidade da VPN está no fato de você receber um IP pertencente a UFSC na sua navegação, com isso você poderá utilizar serviços que não poderiam ser utilizados de fora da rede UFSC, como acessar base de dados de outras bibliotecas, onde o acesso é restrito a rede UFSC.

»» Por que não posso acessar alguns endereços?
   Por segurança, usuários que estão utilizando o acesso VPN não podem acessar endereços de fora da rede UFSC.

»» Como utilizo o serviço VPN?
   Para o Sistema Operacional Windows temos um guia ilustrado de como instalar. No momento não temos guias para outros sistemas operacionais.

»» Posso utilizar o serviço VPN no serviço ADSL?
     O uso do serviço VPN na ADSL irá depender das configuraçõs de seu Modem. No momento os seguintes Modens foram testados e funcionam sobre o serviço ADSL residêncial da Brasil Telecom:
 
›› Alcatel Speed Touch Pro
›› Cisco 677
›› Parks Mod. Zyxel Prestige 642
›› Parks Mod. Zyxel Prestige 645
›› NEC GS-R250S - Guia Ilustrado de instruções para habilitar
›› US Robotics USR 8550 - Guia Ilustrado de instruções para habilitar



ras@npd.ufsc.br

NPD/UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário - Caixa Postal 476
CEP 88010-970 - Florianópolis-SC Brasil